Marcos Vinícius Nogueira é músico instrumentista, professor de música e historiador. 

 

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Música Popular com habilitação em Violão e Guitarra, também pela UFMG. Começou a estudar violão aos 13 anos. Pouco tempo depois se encantou pela guitarra elétrica e mais recentemente pela Viola Caipira.

Durante a graduação em Música foi aluno de grandes mestres como Mauro Rodrigues, Cliff Korman, André Limão, Cléber Alves, dentre outros. Ainda na graduação estudou guitarra e violão com o Prof. Wilson Lopes, que atua como guitarrista e diretor musical da banda do renomado cantor Milton Nascimento desde 1993. Atualmente faz parte da Orquestra Mineira da Guitarras da UFMG e cursa Licenciatura em Música. Participou de workshops com os guitarristas Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, Marcinho Eiras, Juarez Moreira, etc.

 

Como pesquisador foi bolsista de iniciação científica atuando em áreas ligadas à história da música e patrimônio cultural. Participou da criação do Centro de Memória e Patrimônio Histórico de Brumadinho, parceria entre a UFMG e o Instituto Inhotim, financiada pela FAPEMIG. Apresentou trabalhos que tratam da história das tradições musicais na ANPUH (Associação Nacional de História), somando suas duas formações, história e música. Mais recentemente publicou também nos anais do Congresso Internacional de Música “Nas Nuvens”, tratando da história da música popular brasileira e do movimento musical “Clube da Esquina”.

 

Além da carreira acadêmica dedicou-se aos palcos, passando por vários. Teatro Alterosa, Palácio das Artes, Teatro Marília, Major Lock, Studio Bar... Em 2016 participou da Virada Cultural de Belo Horizonte como sideman da banda Gaby Winehouse – Tributo a Amy. No mesmo ano produziu os arranjos e gravou guitarras e violões para os singles “Então me Diz” e “Desconectar” da banda Norrau no Medisen Studios.

Possui ampla experiência como professor de música, lecionando desde 2010 em escolas especializadas e aulas particulares no Brasil e também na Irlanda.